Momentos

Momentos
Eu e meu Amor

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dor pélvica

Nossa gente, já faz uma semana +ou- que tenho sofrido com essa maldita dor na Pelve, principalmente a noite e quando vou mudar de posição na cama, parece que o bebe vai sair a qualquer momento. CREDOOO!! Fiquei meio assustada mais liguei p/ minha GO que me disse que é normal. Bom como sempre pesquisei na net sobre essa tal dor e realmente vi vários relatos de mamães também com essa dor infernal dizendo ser normal!! Meu Deus ainda faltam 75 dias (conforme aplicativo ao lado), para meu príncipe chegar! Será que essa dor ficara até lá?!!! Tomara que não né!!! Segue abaixo uma matéria a respeito dessa dor.




Dor pélvica




A dor na região pélvica é bastante comum durante a gravidez, infelizmente. Cerca de metade das gestantes sofre de algum tipo de dor nas costas ou na pelve. 

Durante a gestação, seu corpo produz um hormônio chamado relaxina, que torna mais elásticos os ligamentos na pelve e em outras articulações, com o objetivo de ajudar a passagem do bebê na hora do parto. Por causa da maior elasticidade dos ligamentos, as articulações ficam mais "soltas" ao longo da gravidez (e logo depois também). 

Além disso, na gravidez, sua postura e sua força muscular se modificam, assim como a movimentação nos lados direito e esquerdo da pelve. Com tudo isso, as articulações, os ligamentos e os músculos da região pélvica acabam sendo muito pressionados. 



Na maioria das vezes, a dor pélvica da gravidez ocorre em apenas um lado e pode se concentrar nas nádegas. Ela pode também dar a impressão de estar "saltando" de um lado para o outro, ou ainda ser acompanhada por uma dor nas costas ou por dor na parte da frente da pelve. 

A dor pode ainda se irradiar pelas nádegas ou pela parte de trás das pernas. Você também pode sentir dor nos quadris. Uma perna ou ambas podem parecer mais fracas, ou ainda pode ser que você tenha dificuldades em levantar as pernas, principalmente quando está deitada. 

A dor geralmente piora quando você se deita de barriga para cima ou quando se vira na cama. Andar ou se levantar da posição sentada são ações que podem contribuir para a dor. O mal-estar piora à noite e sua intensidade geralmente está relacionada às atividades realizadas durante o dia. Abrir as pernas, principalmente nas posições agachada e deitada, também pode ser muito doloroso. 



 dor pélvica pública pode ter início já no primeiro trimestre da gestação ou pode aparecer nos dias que antecedem o parto. Na maior parte das vezes ela aparece durante o segundo trimestre, quando o peso sobre a bacia passa a ser maior. 

Se a dor aparecer no finalzinho da gravidez, talvez seja porque a cabeça de seu bebê esteja se encaixando dentro da pelve. Nesse caso, é raro que a dor volte depois do parto. 

Se você sofrer com o problema na gestação, há mais chances de a dor reaparecer na próxima gravidez, talvez em uma fase ainda mais inicial. Se não for tratada, a disfunção da sínfise púbica poderá ser ainda mais grave. Por isso, nos casos em que a dor foi incapacitante, muitos profissionais de saúde recomendam esperar que os problemas da gravidez se atenuem ou desapareçam antes de tentar ter um novo bebê.



Fonte: Babycenter Brasil (http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/saude/dor-pelvica/)

2 comentários:

  1. Olhe eu nem isso tenho ...SOu msm uma gravida fora do normal kksksks
    Mas vai ver que essa dor vai passar querida..bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sorte a sua! Porque eu já tive todo tipo de dores, desde inflamação no nervo ciático até essa dor nova agora!! Mais meu anjinho está mto bem e é isso que importa. Agora é torcer p/ tempo passar rapidinho... Sorte a sua que ta qse lá né!! Bjusss

      Excluir